quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Pablo Picasso



Pablo Ruiz Picasso nasceu em Málaga a 25 de Outubro, 1881. Foi reconhecido como um dos mestres da Arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas mas também esculturas e cerâmica.

Picasso é também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo. Diz-se que levou toda a sua vida a saber pintar como uma criança.

Como uma honra especial os seus 90 anos, foram comemorados com a exposição no Museu do Louvre. Torna-se assim o primeiro artista vivo a expor os seus trabalhos no famoso museu francês.

Pablo Picasso morreu a 8 de abril de 1973 em Mougins, França com 91 anos de idade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo representa o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães. Actualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

Tété disse...

Caro Anónimo,

Um dos quadros que melhor transmite todo o desespero advindo da guerra é o intemporal Guernica e faz plena justiça à expressão "uma imagem vale por mil palavras".

Isto apesar de na altura Picasso morar em Paris e não ter sido muito afectado pela I Guerra Mundial e só se interessar por politica com a gerra civil espanhola.

O nome do quadro vem mesmo daí. A 26 de Abril de 1937, durante a guerra civil espanhola, a aldeia de Guernica foi atacada e practicamente destruida pela Legião Condor da Luftwaffe. Devido ao horror das quase 1600 mortes originadas pelo bombardeamento, esta obra que já estava a ser efectuada pelo artista, recebeu então o nome desta aldeia, nascendo e perpetuamdo-se Guernica.