quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Wolfgang Amadeus Mozart


Mozart foi uma criança prodígio. Filho de uma família musical burguesa, começou a compôr minuetos para cravo com a idade de cinco anos. O seu pai Leopold Mozart foi também compositor, embora de menor relevo. Algumas das primeiras obras que Mozart escreveu enquanto criança foram duetos e pequenas composições para dois pianos, destinadas a serem interpretadas conjuntamente com sua irmã, Maria Anna Mozart, conhecida por Nannerl.



Uma das duas páginas manuscritas ainda existentes da partitura da Sinfonia Concertante para violino, contralto e orquestra em mi bemol maior, composta Wolfgang Amadeus Mozar, aos 23 anos, em 1779, estava estimada entre 98 mil e 140 euros, e foi vendida por 156.047 euros, o valor mais alto alguma vez atingido por uma página do génio austríaco, anunciou a Sotheby's.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mozart
Mozart é considerado um dos maiores génios musicais de todos os tempos. Nascido em Salzburgo, na Áustria, em 1756, começou a compor música aos cinco anos de idade. Um ano depois, dava um concerto no Palácio de Schönbrunn, em Viena, para a imperatriz Maria Teresa. O pai levou-o em seguida em digressão pela Europa, onde os seus concertos o tornaram célebre. Mesmo em viagem, Mozart continuava a compor. De 1775 a 1781, esteve ao serviço do arcebispo de Salzburgo. Após ter sido afastado em desgraça, Mozart compôs aquela que é considerada a sua primeira ópera da maturidade, Idomeneo. Estabeleceu-se depois em Viena e, após anos de espera, o Imperador José II contratou-o como músico-compositor. Datam desse período muitos dos seus famosos quartetos, sinfonias e óperas, tais como As Bodas de Fígaro (1786) e Don Giovanni (1787). Apesar do êxito dessas obras, o estilo de vida ostentatório de Mozart fez com que este se endividasse cada vez mais. Nem a sua digressão em concerto de 1789 nem o êxito de A Flauta Mágica (1791) conseguiram melhorar a sua situação financeira. Mozart morreu em Viena, em 1791, em condições de pobreza.