terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Fidel Castro sai?


“o meu dever elementar não é o de me agarrar aos cargos, nem fechar o caminho a pessoas mais jovens, mas transmitir experiência e ideias cujo modesto valor provém da época excepcional que me foi dado a viver”

4 comentários:

Kokas disse...

Ahh que romântico que o senhor está. Olha que até me veio a lágrima... :)

Aquele beijinho

Tété disse...

Querido Kokas,

Ainda bem que vieste, gosto de ti!

O sr. (com s pequeno) com 81 anos devia fazer companhia ao Mário Soares. Eles que são doidos que se entendam.

Dri disse...

A cada dia que passo cada vez mais me capacito mais da sua senilidade....os politicos deviam ter uma idade de reforma.

Anónimo disse...

Historia do Cocktail Cuba LibreA Cuba Libre foi criada durante a guerra Hispano-Americana, aquando da 2ª Guerra Mundial (1895 a 1898).

Um dia, um grupo de soldados americanos reuniu-se num bar de Havana Velha. Fausto Rodriguez, um jovem oficial, contou mais tarde que um capitão entrara e pedira rum com coca-cola em gelo com um quarto de limão verde. Um pedido que suscitou a curiosidade dos soldados que o cercavam. Eles pediram ao empregado de bar que lhes servisse a mesma bebida.

Depois de pedirem uma nova rodada, um soldado sugeriu um brinde “Por Cuba libre!” para festejar a libertação de Cuba. O capitão ergueu o seu copo e pronunciou o grito de guerra que tantas vezes motivara as tropas durante a guerra da Independência: “Cuba libre!”. Assim nasceu a Cuba libre!

A receita foi guardada por alguns empregados de bar, mas só conheceu o verdadeiro sucesso alguns anos mais tarde durante a proibição aos Estados Unidos entre 1919 e 1933. O fabrico, o transporte, a importação, a exportação e a venda de bebidas alcoólicas eram proibidos. Esta lei anti-álcool foi um factor de crescimento para a máfia italo-americana que rapidamente se apercebeu que Cuba era um ponto estratégico para fazer entrar e tirar partido do álcool nos EUA. Existiam duas simples razões: Cuba produzia rum e a costa americana estava a apenas 200km.

O tráfico de cubas de Rum começara, mas nos portos americanos eram frequentes os controlos pelas autoridades e depressa o rum era descoberto, transformando certas importações em fiascos. Os padrinhos da máfia tinham recursos e logo trataram de importar cubas cheias de Cuba libre, cortando desta forma o odor e o aroma do rum, tornando-se mais fácil passar nas alfândegas.
Nos bares americanos controlados pela máfia bebia-se muita Cuba libre.

A origem da receita e até o nome deixaram a sua marca. Tanto a máfia como alguns consumidores clandestinos, inspirados já por algumas bebidas a mais, gostavam de brincar a jogos de palavras, contar anedotas e brincar com o facto de que foneticamente “Cuba libre” queria também dizer cuba livre em cubano, gozando ao mesmo tempo com as autoridades enganadas pela importação clandestina de cubas. Era o início do sucesso da Cuba libre…

Preparação da receita do Cocktail "Cuba Libre"Prepare a receita du Cocktail Cuba Libre directamente no copo. Deitar o sumo de limão e o rum por cima dos cubos de gelo. Adicionar a coca-cola e mexer lentamente.
Servir num copo de tipo "old fashioned" Decoração: Decorar com uma rodela de limão verde Muito em voga, simples e prestigioso.

Ingredientes do cocktail "Cuba Libre": Rum cubano (Havana Club, Bacardi, etc.). limão verde. refrigerante de cola (coca-cola, Pepsi, etc.). Para varios "Cuba Libres", basta multiplicar as doses.