segunda-feira, 12 de maio de 2008

Sou Daqui...Das Beiras

Tive uma infância longe daqui. Onde a minha rua cheirava a mato e chegava a casa suja de terra. Onde podia andar horas na rua sem medo. Brincava no quintal com as couves e os ovos das galinhas. Onde o inverno era rigoroso e o verão forte. Onde havia noites na casa dos 30 graus de madrugada. Onde as pessoas dormiam nas varandas com calor. Sou da terra que é comida pelos incendios, onde há noites escuras com fagulhas no ar, fagulhas que caminham kilometros pelos céus e lá ao fundo o imponente clarão! Tinha um grande quarto e hoje quando lá durmo penso, se aquele quarto falasse...Os pais sempre me deixaram escrever e pintar nas paredes dele, mas só dele! Lembro-me de escrever uma história à roda pelas quatro paredes, de fazer desenhos...esse quarto já está de outra cor, mas estamos tristes por termos eliminado esses momentos felizes e infantis.
Os meus animais de estimação eram coelhinhos, patinhos, pintainhos, cabritinhos, até perús tive e apanhavam valentes pielas no dia do seu massacre. Nessa altura, cão só tive um, o Nero, negro como breu...mas morreu prematuro...vicissitudes do campo.
Lá tomavamos banho no rio e nas barragens...lá eramos mais crianças...mais livres!

Na minha rua haviam três casas, eramos três meninas com idades demasiado próximas, as mais velhas das minhadas. Grandes festivais da canção fizemos!
...ainda hoje trago esse cheiro presente e recordo-o quando regresso...

...Não foi a cidade onde nasci, foi a cidade que me viu crescer, é tal mãe que nos cria...

5 comentários:

Pinhokita disse...

No fim de uma segunda feira mt mt atribulada resolvo vir espiar o meu blog preferido e, eis senão quando, me deparo com este cenário...
Isto ñ se faz pikena!!! :(
Logo hj k estive tão nostálgika...
Amo tanto a minha terrinha k ñ konsegui deixar de xorar ao ver as fotos lindas k postaste e de sentir o xeiro dela...
Tens toda a razão... A nossa terra é o máximo!!! ;)

Bruno disse...

Essa terra já teve uma boa fase. Como devem imaginar foi no glorioso período de 4 anos em que lá vivi :P

Depois teve alguns lampejos de interesse quando eu por lá passava nas férias, hehe! Foi aí que tivo oportunidade de conhecer a mulher da minha vida... Mas na altura não percebi isso (também não era fácil, né Tété?).

Bolas! Se tiver em conta que de lá ainda saíu outro grande amor da minha vida (a minha manita linda) e de lá perto são os autores do meu ser... ainda vou ter que dizer que gosto dessa terra. Chiça!

A verdade é que não gosto. Mas também não desgosto. Mas não sou ingrato e agradeço-lhe por tudo o que já me deu. Só por isso até lhe vou dar o prazer de continuar a receber a minha visita ;)

Pinhokita disse...

Eheheh!!!
Bonito diskurso...
Em meu nome e da Tété:
Bem haja!!!
;)

Tété disse...

Pois é Búzinho foi necessário passares lá umas férias para nos apresentarem...mas nessa altura não dava mesmo e se queres que te diga, ainda bem! Hoje aproveitamos bem melhor, hoje vivemos o nosso Amor de uma forma tão bonita e não como há 15 anos atrás em que eramos crianças.

É isso mesmo Pinhokita "Bem haja", como se diz na nossa terra!

Não era capaz de lá voltar a morar, mas tenho saudades de lá.

Ah a minha mana também lá nasceu!!!

Bruno disse...

Pois e o meu mano também ;)

"Bem-Haja". Sempre adorei essa expressão!